HOME VÍDEOS NOTÍCIAS DADOS DA SAFRA METEOROLOGIA FOTOS

Batata : Produtor precisa planejar irrigação para driblar baixo volume de água, além de investir em sementes mais resistentes

Publicado em 08/03/2021 15:45 e atualizado em 08/03/2021 17:49 765 exibições
Debora Lopes - Engenheira Agrônoma e especialista em bataticultura da Coopercitrus
Plantio de inverno deve começar em abril e se estender até junho nas principais áreas produtoras do país

Podcast

Entrevista com Debora Lopes - Engenheira Agrônoma e especialista em bataticultura da Coopercitrus sobre aSafra de batata em 2021

Download

LOGO nalogo

A estimativa de safra de batata para 2021 prospecta um aumento de 3,5%, de acordo com o Anuário 2020/2021 da Revista Hortifrúti Brasil. Apesar disso, há uma previsão de recuo de área plantada, por conta dos problemas de produção decorrentes da pandemia da Covid-19.

Na reta final dos preparativos para o plantio de inverno, principal safra de batata do país, o produtor precisa estar atento ao baixo volume de água. Assim como em várias culturas, as principais áreas produtoras do país também enfrentaram problemas climáticos, e agora o produtor precisa focar em otimizar o uso de água e driblar baixo volume de água solo. 

"Esse ano é o segundo ano muito diferente. Era para ter inicado as chuvas em outubro, atrasou. Tem um acumulado grande que já era para ter chovido e não choveu. Então o produtor precisa se atentar aquisição de semente de qualidade, com o nutricional ajustado e otimizar o uso eficiente de água na lavoura", comenta Débora Lopes - Engenheira Agrônoma e especialista em bataticultura da Coopercitrus. 

Quando o assunto é pragas e doenças, o produtor precistar atentos a dois nomes. Segundo Débora, é comum na safra de inverno uma incidência maior de "requeima" e também da pragas conhecidas como "vaquinha" e "canela preta". A engenheira destaca que o produtor precista atento e fazendo as ações preventivas para evitar os problemas que podem afetar diretamente na produtividade da safra. 

Veja a entrevista completa no vídeo acima

 

Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário