HOME VÍDEOS NOTÍCIAS DADOS DA SAFRA METEOROLOGIA FOTOS

Mapas mostram volta das chuvas para PR, MS e interior de SP só no final da primeira quinzena de maio

Publicado em 03/05/2021 13:13 e atualizado em 03/05/2021 15:38 4181 exibições
Francisco de Assis Diniz - Meteorologista do INMET
Semana marcada pela forte queda das temperaturas do RS até RO com quedas entre 8 a 10 graus

Podcast

Previsão do Tempo com Francisco de Assis Diniz - Meteorologista do INMET

Download

LOGO nalogo

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que a semana será marcada pela chegada de uma nova frente fria no Rio Grande do Sul, que deve favorecer a formação de nuvens carregadas no estado, com previsão de precipitação mais expressiva. Depois da passagem do sistema, uma nova massa de ar frio deve entrar pelo estado, derrubando novamente as temperaturas. 

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê os maiores volumes a partir de quarta-feira, com precipitação prevista entre 20mm e 40mm no centro-sul do estado. O sistema deve avançar rápido e ainda na quarta-feira os volumes podem ultrapassar os 50mm na região central do Rio Grande do Sul. 

Os modelos mostram ainda que o sistema vai se deslocar para o oceano, sem favorecer a formação de chuvas no Paraná, deixando ainda mais crítico o desenvolvimento do milho safrinha. Com plantio tardio, o produtor precisa de água para a aliviar o estresse hídrico na planta. Os modelos até indicam condição de chuvas em algumas áreas do estado, porém no oeste do Paraná a tendência de tempo estável, enquanto o centro-sul tem previsão de chuva, mas com volumes baixos e muito irregular.

Depois da passagem da frente fria, a tendência é que a massa de ar frio entre com intensidade no Brasil. Segundo Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, o declínio nas temperaturas é previsto para o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. Na quinta-feira, dia 6, os mapas mostram que a massa vai invadir toda a faixa oeste do Brasil, derrubando as temperaturas também no Mato Grosso do Sul e áreas do Mato Grosso. A tendência é que o sistema chegue também no Sudeste do Brasil. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias: 

Destaque clima - 030521
Fonte: Inmet 

O modelo de previsão estendida da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) também mantém o tempo seco no Brasil Central e condição de chuvas apenas para o Rio Grande do Sul nos próximos sete dias. 

No período entre 3 e 11 de maio, a previsão indica chuvas entre 35mm e 40mm para o Rio Grande do Sul. Mostra ainda condições de chuvas para Santa Catarina e áreas do Paraná, porém com volumes mais baixos. 

A partir do dia 11, a previsão mostra um novo cenário, com condição do retorno da umidade também em algumas áreas de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, com previsão de precipitação entre 50mm e 60mm no período. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 


Previsão estendida - 030521
Fonte: NOAA 

 

Leia Mais:

+ Tempo: Mais uma semana com chuvas apenas no RS; no PR só depois do dia 11

Por:
Aleksander Horta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário