HOME VÍDEOS NOTÍCIAS DADOS DA SAFRA METEOROLOGIA FOTOS

Bloqueio atmosférico + vórtice impedem atuação das frentes frias e deixam o Sudeste, parte do Centro-Oeste e Nordeste sem chuvas

Publicado em 19/03/2021 16:36 e atualizado em 19/03/2021 18:05 2484 exibições
Francisco de Assis Diniz - Meteorologista do INMET
Secura deve permanecer por pelo menos uma semana, com exceção da BA que deve seguir seca, influenciada pela atuação do vórtice

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Meteorologista do INMET sobre a previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

A próxima semana deve ser de estiagem do nordeste à região sudeste, adentrando o centro do país, segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Francisco de Assis Diniz. Enquanto isso, as chuvas mais frequentes devem ficar concentradas no sul do Brasil.

Diniz explica que existem dois sistemas atuando simultaneamente: um sistema de alta pressão, formado no Uruguai e que deve adentrar o sul do Brasil, e um vórtice ciclônico que entrará no país pelo litoral da Bahia. 

Segundo o meteorologista, estes sistemas começam a ganhar força no domingo (21), e estas condições devem persistir até o final de março, já que o sistema de alta pressão e o vórtice ciclônico impedem a subida das frentes frias em direção ao norte do país levando as chuvas. 

"Vai ocorrer praticamente uma semana de estiagem entre a Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo , Rio de Janeiro e parte de Goiás, e seria necessária uma guinada na direção do vento em direção ao nordeste para empurrar as chuvas", disse.

Últimos cinco dias 

Os volumes mais expressivos de chuvas foram registrados no Matopiba e Centro-Oeste nos últimos cinco dias, segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet. 

No Matopiba, conforme era previsto, as chuvas mais intensas foram registrados no norte do Maranhão e do Piauí, com acumulados entre 80mm e 100mm. Também choveu no centro do Tocantins, com acumulado de 50mm. 

No Centro-Oeste, os maiores volumes de chuvas foram registrados no Mato Grosso e em Goiás, com acumulado entre 20mm e 40mm. 

Nas demais áreas do país foram registradas chuvas entre 20mm e 30mm. 

Leia Mais:

+ Último dia do verão com pancadas de chuvas pelo Brasil e alerta de volumes expressivos no Matopiba

 

Por:
Aleksander Horta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário