No Dia Mundial da Água, Epamig destaca projetos de pesquisas com recursos hídricos

Publicado em 22/03/2021 14:22 44 exibições
Empresa mineira mantém pesquisas de conservação, preservação e proteção de rios do estado

Em 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água, ação comemorativa criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993. O objetivo da data é estimular práticas de conservação, preservação e proteção dos recursos hídricos no mundo inteiro.
No último ano, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), instituiu o Programa de Pesquisa (PEP) "Recursos Hídricos, Ambientais e Piscicultura". Com foco nos produtores rurais mineiros, pesquisadores da empresa estão empenhados em desenvolver tecnologias para permitir usos mais eficientes da água.

Segundo o coordenador do PEP, Fúlvio Simão, as ações da Epamig estão focadas em manejos adequados da irrigação em propriedades rurais; práticas agronômicas que propiciam conservação da água e do solo; recuperação ambiental de áreas relacionadas à preservação de recursos hídricos e ao desenvolvimento de sistemas de aquicultura.

"Nossos trabalhos com recursos hídricos são bem direcionados aos produtores rurais mineiros. Nosso compromisso é com o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis de uso e de captação de água para produção de alimentos, fibras, biocombustíveis, dentre outros produtos. Neste dia tão importante, a Epamig agradece a todos aqueles que, direta ou indiretamente, contribuem com a preservação desse importante recurso que é a água", pontua Simão.

Recursos hídricos em pauta

A Epamig ainda colabora com a gestão de recursos hídricos em Minas Gerais, representando o poder público estadual em Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) e órgãos colegiados correlatos.

Recentemente, a empresa de pesquisa agropecuária ocupou posições de destaque nesses cenários, como a relatoria da Câmara Técnica de Agricultura Sustentável e Irrigação, a secretaria adjunta do CBH Paraopeba, e a participação na diretoria expandida do CBH Velhas, ambas bacias hidrográficas responsáveis pelo abastecimento da região mais populosa de Minas Gerais.

Para saber mais sobre o Programa de Pesquisa "Recursos Hídricos, Ambientais e Piscicultura" da Epamig, bem como conhecer as principais linhas de pesquisa em desenvolvimento, clique AQUI. 

Fonte:
Epamig

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário