Bahia Mineração oferece preço mínimo e vence leilão da Fiol, com proposta única

Publicado em 08/04/2021 15:22 128 exibições

LOGO REUTERS

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - A Bahia Mineração (Bamin) venceu nesta quinta-feira na B3 o leilão de concessão de trecho da ferrovia de integração Oeste-Leste (Fiol), após ter sido a única concorrente pelo ativo, pelo qual ofereceu pagar outorga mínima de 32,7 milhões de reais.

O trecho licitado da Fiol tem 537 quilômetros de extensão, ligando as cidades de Ilhéus e Caetité, na Bahia, sendo um corredor de escoamento de minério de ferro extraído pela própria Bamin e permitindo também o transporte de grãos, a partir da futura concessão do trecho II.

A vencedora terá que fazer investimentos de 3,3 bilhões de reais ao longo de 35 anos de concessão. Desse total, 1,6 bilhão será utilizado para a conclusão das obras do trecho, que estão com 80% de execução pelo próprio governo.

A Bamin é uma mineradora brasileira criada em 2005. A expectativa é que seu projeto Pedra de Ferro produza 18 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

A oferta única vem um dia após o governo federal ter licitado um conjunto de 22 aeroportos em três blocos, obtendo 3,3 bilhões de reais em outorgas, valor cerca de 17 vezes superior ao mínimo definido no edital.

Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

1 comentário

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    O leilão da FIOL ainda vai demorar para transportar soja. Traçado enfrenta resistência de #Ambientalóides esquerdistas que querem evitar o mínimo dano a uma caverna cheias de morcegos na região de São Desidério! (ongues a serviço de interesses estrangeiros)

    6