Nitrato de amônio e seus benefícios para a agricultura

Publicado em 07/10/2020 08:41 e atualizado em 09/10/2020 09:08 3799 exibições

Ultimamente tem se falado muito sobre nitrato de amônio. Mas você já parou para entender os benefícios que este composto traz para a produção de alimentos e, consequentemente, para todos nós? O nitrato de amônio é um produto químico de fundamental importância para o desenvolvimento da qualidade de vida das pessoas, tendo seu principal uso na agricultura em forma de fertilizante, graças ao seu alto teor de nitrogênio.

O nitrogênio é um nutriente vital para as plantas, mas elas o absorvem nas formas químicas nítrica e amoniacal. Em algumas fontes, o nutriente está na forma amídica (ureia) por exemplo, e por isso precisa ser convertido. É durante esse processo que pode acontecer a volatilização, que é quando o nitrogênio é perdido para o ar na forma gasosa (amônia).

Já os fertilizantes à base de nitrato de amônio dificilmente volatizam. Isso porque o nitrogênio já se encontra nas formas nítrica e amoniacal, ou seja, exatamente as formas químicas que as plantas precisam e absorvem do solo. Dessa maneira, o uso de fertilizantes à base de nitrato de amônio, contribui para aumentar a eficiência do nitrogênio.

Para evitar essas perdas, os produtores podem procurar soluções como fertilizantes de alta tecnologia e nas formas de melhor absorção pelas plantas. Para garantir mais produtividade e rendimento, o ideal são fertilizantes à base de nitrato de amônio com nutrientes de alta qualidade, capazes de oferecer uma nutrição uniforme e eficiente diferentes culturas.

Nitrato de amônio e a sustentabilidade no campo

Na aplicação no campo, comparado à outras fontes de nitrogênio, o nitrato de amônio emite menos CO² e as perdas por volatilização de amônia são mínimas. E o seu uso contínuo pode melhorar a produtividade das colheitas com aumento dos rendimentos ao longo dos anos. Com isso, o impacto ambiental é menor e os rendimentos maiores em diversas culturas, especialmente em regiões tropicais. Todos estes fatores tornam o nitrato um importante aliado do produtor rural na busca por uma produtividade sustentável em suas lavouras.

Clique AQUI para mais informações

Fonte:
Yara Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário