Custo de produção de frango de corte sobe em fevereiro e setor sinaliza redução de produção

Publicado em 17/03/2021 11:45 229 exibições
Se em fevereiro/20 a alimentação das aves representava 68,87% dos investimentos na granja, este ano cota subiu para 77,74%

LOGO nalogo

A Embrapa Suínos e Aves divulgou o Índice de Custos de Produção de Frango (ICPFrango) referente a fevereiro, e os dados mostraram aumento para os inventimentos na atividade pelo segundo mês consecutivo. De acordo com o levantamento, em relação a janeiro, houve alta de 6,89% no ICPFrango, custos puxados, principalmente, pela alta nos insumos para a alimentação da s aves. 

O principal quesito que pesa nas contas do avicultor, a nutrição dos animais, aumentou 6,48% em fevereiro no comparativo com janeiro. No acumulado dos últimos 12 meses, houve um avanço de 44,41%. Atualmente, a alimentação das aves representa 77,74% do total investido na atividade.

A título de comparação, em fevereiro de 2020, a alimentação das aves representava 68,87% do total de investimentos na granja, segundo a Embrapa. Entre fevereiro de 2020 e o mesmo mês de 2019, a nutrição das haves havia avançado 6,77%.

No Paraná, Estado que lidera a produção de frangos no Brasil, os custos, de forma geral, subiram 6,7% em fevereiro, em relação à janeiro, atingindo R$ 4,89/kg. No que diz respeito à alimentação das aves, o avanço foi de 8,2%, chegando a R$ 3,80/kg. Ao estender a comparação entre fevereiro deste ano com fevereiro de 2020, o aumento dos custos de produção na avicultura paranaense foi de 59,2%. 

Lideranças da avicultura, principalmente da região sul do Brasil, aguardam uma decisão do Governo Federal para conceder medidas temporárias de auxílio para a compra de milho, em uma tentativa de driblar os altos custos no país. Além disso, já há notícias de empresas e cooperativas sinalizando a diminuição na produção para tentarem sair do prejuízo. 

Leia Mais:

+ Produção de frango no RS pode diminuir entre 15% a 30% para driblar custos de produção, aponta Asgav

+ Setor de proteína animal aguarda MAPA conceder medidas para facilitar a compra de insumos

 

Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário