HOME VÍDEOS NOTÍCIAS DADOS DA SAFRA METEOROLOGIA FOTOS

Tempo: Mais uma semana com chuvas apenas no RS; no PR só depois do dia 11

Publicado em 03/05/2021 10:25 e atualizado em 03/05/2021 11:30 5749 exibições
Previsão estendida mostra chuvas de baixos volumes para o Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul só a partir do dia 11

 

LOGO nalogo

A chegada de uma nova frente fria vai influenciar a formação de nuvens mais carregadas no Rio Grande do Sul nesta semana. Os sistemas de chuvas seguem previstos apenas no norte e no sul do Brasil, enquanto a região Central permanece com tempo estável. 

Segundo as previsões da Climatempo, com a aproximação da frente, as temperaturas devem subir nesta segunda-feira (3). "E há possibilidade de rajadas de vento, no entanto, apenas o extremo sul gaúcho é que deve receber chuva isolada à noite", afirma a publicação. 

A tendência é que o sistema ganhe força na terça-feira (4), provocando bastante chuva pelo centro-sul gaúcho. Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê os maiores volumes a partir de quarta-feira, com precipitação prevista entre 20mm e 40mm no centro-sul do estado. O sistema deve avançar rápido e ainda na quarta-feira os volumes podem ultrapassar os 50mm na região central do Rio Grande do Sul. 

Os modelos mostram ainda que o sistema vai se deslocar para o oceano, sem favorecer a formação de chuvas no Paraná, deixando ainda mais crítico o desenvolvimento do milho safrinha. Com plantio tardio, o produtor precisa de água para a aliviar o estresse hídrico na planta. Os modelos até indicam condição de chuvas em algumas áreas do estado, porém no oeste do Paraná a tendência de tempo estável, enquanto o centro-sul tem previsão de chuva, mas com volumes baixos e muito irregular.

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 030521
Fonte: Inmet 


 

O modelo de previsão estendida da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) também mantém o tempo seco no Brasil Central e condição de chuvas apenas para o Rio Grande do Sul nos próximos sete dias. 

No período entre 3 e 11 de maio, a previsão indica chuvas entre 35mm e 40mm para o Rio Grande do Sul. Mostra ainda condições de chuvas para Santa Catarina e áreas do Paraná, porém com volumes mais baixos. 

A partir do dia 11, a previsão mostra um novo cenário, com condição do retorno da umidade também em algumas áreas de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, com previsão de precipitação entre 50mm e 60mm no período. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 


Previsão estendida - 030521
Fonte: NOAA 

Nossa repórter mirim do Agroligadas Heloísa Guzzo triste com a lavoura de feijão com grandes perdas pela seca no Espigão Alto do Iguaçu
Nossa repórter mirim do Agroligadas Heloísa Guzzo triste com a lavoura de feijão com grandes perdas pela seca no Espigão Alto do Iguaçu

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário