HOME VÍDEOS NOTÍCIAS DADOS DA SAFRA METEOROLOGIA FOTOS

Atualização do NOAA mostra corte das chuvas para a região Sul do BR em abril

Publicado em 05/04/2021 10:56 e atualizado em 05/04/2021 13:59 5351 exibições
Entre os dias 05 e 13 de abril, chuvas acumuladas na maior parte dos três estados da região não devem ultrapassar os 20 milímetros

LOGO nalogo

A mais nova atualização da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA, em inglês) mostra mudanças na condição de chuvas para a região Sul do Brasil neste mês de abril, o que preocupa os produtores diante de atraso na safra de milho. Entre os dias 05 e 13, as chuvas acumuladas na maior parte dos três estados não devem ultrapassar os 20 milímetros.

Na última semana, o modelo do NOAA chegou a apontar mais chuvas para o Sul neste início de abril, mas agora há a mudança.

Os pontos com maiores volumes de chuvas previstos na região serão no extremo Sul da região Sul, além de áreas mais litorâneas, conforme o mapa abaixo. Nesse mesmo período, as chuvas mais volumosas no país devem se concentrar sobre áreas das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, com pontos de irregularidade no Brasil Central.

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:

Mapa de previsão estendida para todo Brasil - Fonte: NOAA
Fonte: NOAA

Mais à frente, entre os dias 13 e 21 de abril, a previsão do NOAA é de volumes ainda mais baixos de chuva para o Sul do país, com volumes praticamente zerados para toda a região, mas volumes expressivos sobre o Centro-Norte do país, com pontos com chuva acumulada no período de sete dias de até 250 mm para essas localidades.

"A previsão estendida mostra acumulados mais expressivos para a faixa Norte do país na primeira rodada do modelo. Na segunda, os volumes poderão ser ainda mais expressivos. No Sul, as chuvas tendem a ser muito pontuais nesse período e só acontecem em caso de formação de sistemas”, afirma Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo a meteorologista, esse período do ano é marcado por chuvas menos volumosas na região Sul do país. No entanto, a condição mais seca prevista para os próximos dias na região Sul do país preocupa com o plantio atrasado do milho neste ano no estado do Paraná. Apesar disso, a condição de tempo mais firme favorece o avanço dos trabalhos de colheita na região.

“Abril ainda é um mês de transição e a gente tem mesmo chuvas mais concentradas na faixa Centro-Norte do país”, explica Andrea.

Veja o mapa com a previsão de chuva nas próximas 72 horas em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de chuva nas próximas 72 horas em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

A Agrymet também prevê chuvas ligeiramente abaixo do normal em toda a região, além de temperaturas dentro do normal.

Consenso de chuva trimestral - Fonte: Agrymet
Fonte: Agrymet

O mapa de previsão acumulada de chuvas para os próximos sete dias do Inmet também confirma a condição de tempo firme para o Sul do Brasil, com acumulados que não chegam a ultrapassar os 10 mm no período. Já no Centro Norte do país, há pontos com previsão de acumulados de até 100 mm, mas ainda com certa irregularidade regional, conforme o mapa abaixo. Quase toda a região Nordeste e parte do Sudeste não devem ter chuvas expressivas.

Veja o mapa com a previsão de chuva para os próximos 7 dias em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de chuva para os próximos 7 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Avisos do Inmet nesta segunda-feira

O Inmet emitiu avisos de chuvas intensas para esta segunda-feira (05), com perigo, para áreas do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá, Pará e Maranhão. Além disso, tem perigo potencial com chuvas em parte de Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Minas Gerais e Bahia.

Também tem aviso de chuvas intensas para o extremo Norte da região Nordeste, abrangendo partes do Maranhão, Ceará e Paraíba. Na região Sul, tem aviso de tempestade para este início de semana para pontos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de pontos no Mato Grosso do Sul.

Veja o mapa de alertas em todo o Brasil nas próximas 24 horas:


Fonte: Inmet

Soja na resteva do milho, safrinha de soja 2021 em Pontão (RS) - Produtor Rural Juliano de Souza Carmo
Soja na resteva do milho, safrinha de soja 2021 em Pontão (RS) - Produtor Rural Juliano de Souza Carmo

Início da colheita em Palmeira das Missões (RS) - Diego Camara
Início da colheita em Palmeira das Missões (RS) - Diego Camara​

Lavoura de milho em consórcio com braquiária em Brasnorte (MT) - Alcinezio
Lavoura de milho em consórcio com braquiária em Brasnorte (MT) - Alcinezio

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário